logotipo sobre relacionamento

Home | Sobre | Contato | p/Solteiras

O que fazer quando você desconfia o tempo todo de quem ama

Como Conquistar Um Homem

Onde você estava?
Com quem você falou?
Com quem estava?
O que você estava fazendo?
Quem te ligou?
Que mensagem é essa?
Me dê seu telefone?
Deixa eu ver seu whatsapp?
Quem é fulano(a)?
Pra onde você vai?
Por que não me atendeu?
Por que não me avisou que ia sair?
Etc, etc, etc...

Se identificou com alguma das perguntas acima? Já perguntou alguma delas compulsivamente para a pessoa com quem você tem um relacionamento? Já destruiu algum relacionamento seu por causa de uma postura de desconfiança assim como mostram estas indagações? Então você de fato é uma pessoa muito desconfiada...

E entenda uma coisa:
Não dá pra ser feliz a dois com desconfianças.


Se você desconfia de tudo e de todos, sempre acha que pode ser traído/traída, acha que a pessoa não vai ser fiel a você quando estiver distante (ou mesmo perto), você não tem preparo algum para estar em um relacionamento.

Motivos para ser uma pessoa desconfiada..

Os motivos não faltam... Pode ser que você tenha sido traído no passado; ou então você teve uma criação em um ambiente familiar cheio de enganos e traições; ou então você conhece muitas pessoas próximas que foram traídas; ou então você tem sido muito influenciado pela mídia por causa das traições que aparecem o tempo todo na TV, principalmente envolvendo famosos... A questão é que alguma coisa te influencia a ser uma pessoa desconfiada.

Só existe uma saída para você:
Ou você muda e vence essa insegurança, ou você vai fazer todos os seus relacionamentos serem um inferno e todas as pessoas que você ama ou vier a amar, vão se sentir sufocadas e vão te abandonar.
Eu sei que não é isso que você quer, sei que seu sonho, como o de todo mundo, é ser feliz no amor, ter alguém que você ame e que te ame também. Mas se você é uma pessoa desconfiada e insegura, você tem que vencer isso.

Na verdade, a desconfiança vem da insegurança mesmo. Se você vencer a insegurança, você vence a desconfiança. Pessoas que não são seguras de si tendem a desconfiar das outras com quem tem um relacionamento, isto é fato.

Então, se você quiser parar de ciúmes e neuroses, você tem que superar isso..

Como superar a insegurança e, consequentemente, a desconfiança..


  • Primeiro é preciso entender que sua desconfiança só vai levar a destruição da sua relação; 
  • Depois é preciso vencer tudo que você pensa sobre o que é estar em um relacionamento;
  • Depois é preciso esquecer todo seu histórico de vida e de criação;
  • Então você precisa trabalhar sua autoestima...
E este último tópico é o mais importante.

Os seus pensamentos sobre você mesmo(a) tem que mudar para que você sinta mais segurança e supere a desconfiança. Se você pensar que o seu par pode arrumar ALGUÉM melhor que você, então você vai ficar o tempo todo na neurose e desconfiando de tudo.

Agora se você começar a pensar o que vou dizer abaixo, dificilmente você vai ficar com crises de desconfiança;
  • Se ele(a) me abandonar, quem sai perdendo é ela;
  • Se ele(a) me deixar, Deus vai me enviar alguém muito melhor;
  • Eu sou um/uma bom/boa parceiro/parceira e é difícil encontrar alguém como eu;
  • Essa pessoa me escolheu e me ama;
  • Se por acaso eu vier a ser traído(a), azar o dele que me perdeu, lá na frente alguém vai me dar valor;
  • Se eu não me valorizar, ninguém fará isso;
  • Eu sou seguro(a) de mim;
  • Eu sou confiante;
  • Eu sei quem eu sou e sei que posso fazer essa pessoa feliz;
  • Etc, etc;
As afirmações acima tem que estar na sua mente, pois, se elas estiverem, você não vai ter motivos para desconfiar da pessoa, uma vez que, mesmo se por ventura ela venha a falhar contigo, você sabe que coisa melhor estar por vir, então você não perde tempo e nem gasta suas energias desconfiando de ninguém.

No meu e-book (livro digital) "60 dias para ser a pessoa certa", e também no curso que estamos produzindo com o mesmo título, temos 1 dia dedicado só para trabalhar sua autoestima e autoconfiança, é o dia 9. 

A verdade é que toda esta desconfiança só vai mudar se você mudar, se você ter uma nova postura diante da vida e dos seus relacionamentos. É isso que ensinamos no meu ebook e se você quiser saber mais, aprender a mudar e alterar seus comportamentos, basta clicar abaixo:

A última dica


Se você quiser salvar seu relacionamento de verdade, eu deixo abaixo a recomendação de um curso criado por um especialista comportamental:






*Você se sentiria feliz em compartilhar este artigo?

Somente clique no botão se
você nunca foi feliz no amor!

18 comentários:

  1. Achei excelente a sua matéria, Alan
    Me lembro de que no ano passado (2015), um menino na qual venho falando há alguns meses estava namorando uma "amiga" (nós nunca fomos próximas uma da outra), mesmo namorando ela, ele continuava a dar em cima de mim, mas eu levava isso mais pelo lado da brincadeira e amizade.
    Um dia, ele se abriu comigo falando que ele não estava mais gostando dela e tal pq ela era extremamente possessiva com ele, com isso ele resolveu terminar com ela, aí veio a "dor de cabeça" para mim: Ele me disse que, agora que ele terminou com ela, ele queria ficar cmg. Fiquei mt preocupada com isso, pois a ex dele seria até capaz de bater em mim caso ela soubesse disso. Mesmo preocupada, fiquei com ele, mas apenas uma ficada, não quis nada sério por medo do que podia acontecer.
    Mais tarde, ele passou a namorar uma outra "amiga", mas diferente da ex, essa sim era segura de si mesma e não era ciumenta, MESMO ASSIM, alguns meses depois ele veio falar cmg dizendo que ainda me quer. Até que eu queria tbm, mas resolvi seguir o que você sempre diz: "tome decisões baseado na sua RAZÃO e não na sua EMOÇÃO". Pois bem, eu sabia que, se eu estivesse em um relacionamento sério com ele, possivelmente ele iria me trair mesmo se eu fosse a melhor namorada que ele ja arrumou na vida, portanto vou seguir a minha vida procurando sempre me valorizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, amiga! É exatamente essa a decisão racional que você tinha e tem que tomar sempre.

      Excluir
  2. Nossa era isso que eu precisava ler Alan, estou passando por isso nesse momento tipo conheci um menino esse ano, tenho 19 anos e ele 26. moramos em cidades diferentes. No começo éramos só amigos mesmo, mas com o tempo a nossa amizade foi crescendo e mês que vem completa 1 ano que viramos amigos. Acontece que quando eu conheci ele, ele tinha namorada, mas ela acabou terminando com ele tem mais de 6 meses, e assim que ela terminou com ele, ele disse que estava gostando de mim, e eu na época não sentia nada por ele, só amizade. Mas com o tempo e a insistência dele fui me apegando e ele disse que gostava muito de mim, mas não queria relacionamento sério de novo pq ainda estava se recuperando do término, ele disse que era doido pra ficar comigo mas eu disse que não iria "ficar" com ele pq queria algo sério, enfim acabamos não ficando. Acontece que ele começou a se afastar um pouco e conhecer várias meninas, toda semana ele conhece uma, instalou o tinder, e fala com várias, inclusive me falou isso que está na fase de "liberdade". Acontece que eu me apaixonei por ele só que agora ele disse que não gosta mais de mim, disse do nada! Mas o problema é que ele não me deixa ir embora, ele disse que a minha amizade é muito importante pra ele, que sou especial e que não quer me perder como amiga, ele disse que agora gosta de mim como amiga apenas pq brigamos muito! Mas não aguento mais ver ele com outras meninas... Eu sei que ele gosta muito de mim, somos muito amigos, mas ultimamente estamos brigando todo dia, tipo começamos bem a conversa mas depois no fim brigamos por bobeira... eu quero ir embora, mas amo ele.. O que vc acha que ele tem? O que eu devo fazer? Queria muito ficar com ele, mas o jeito dele é esse... antes eu era muito segura de mim, mas agora depois que me declarei pra ele, parece que ele se afastou.. conversávamos todos os dias, mas com as brigas e essas meninas do tinder, ele só me chama dia sim dia não ou até me deixa no vácuo, se despede grosso às vezes, e um dia desses disse "que tinha que sair para fazer as coisas dele, e outro dia a gente continuava, disse "tá tá" pra apressar a minha fala, e pior que eu estava falando de coisas legais... O que eu faço amigo? Éramos melhores amigos, mas agora faltando 1 mês pra dar 1 ano, ele simplesmente mudou, e agora conheceu uma menina do sul pelo tinder e tá lá curtindo tudo dela, ela é roqueira e não é muito bonita não, mas ele prefere falar com ela que conheceu semana passada, do que comigo que sou amiga dele... o que vc acha devo largar ele, tem chance dele gostar de mim daquele jeito de novo? sinceramente, se puder ajudar :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, vocÊ deveria parar de perder seu tempo com ele, já que ele se demonstra um cara mulherengo, que não é capaz de ter um relacionamento sério e que se envolve com várias pela internet. Um tipo de homem desses não deveria ser amado por nenhuma mulher. Amiga, não seja boba, não se envolva com um tipo assim. Caia fora dessa.. Esquece este negócio de amizade e esquece esse negócio de você ser "especial" para ele, pois isso é um papinho que o homem usa para manter a mulher por perto. Devem haver muitas outras moças "especiais" pra ele que nem você, não seja só mais uma.

      Excluir
  3. Oi Alan. Há cerca de três meses comecei a ficar e ele logo se aproximou de mim e se auto denominou meu namorado. Ele me trata super bem, me manda mensagens todos os dias ou me liga, mas tenho notado ele distante, como se não precisasse mais me conquistar. Embora ele diga que me adora e que quer ficar comigo (sim, já conversei sobre isso com ele tanto, tanto que até enjoa), eu fico apreensiva. De algum modo ele não me transmite confiança, parece fazer joguinhos comigo, me usando para mostrar aos amigos. Se ele me dissesse claramente que não gosta de mim, eu ao menos teria uma escolha por aceitar ou não. Tenho outros pretendentes. Só que no caso dele fico indecisa, por ele diz que me ama e por isso receio perder a oportunidade de viver um relacionamento bacana. Estamos nos conhecendo, mas certamente eu já o teria afastado se ele não me dissesse nada ou mesmo se recusasse conversar comigo sobre o que me aflige. Quando conversamos, ele sempre assume a posição de quem resolve o problema (ou me engana... rs). Eu sei que escrito assim não parece mal, mas fato é que não me sinto bem namorando e ele diz que não sabe mais o que fazer. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não gosta dele de verdade, então não perda seu tempo com este relacionamento sem futuro, termine.

      Excluir
    2. Alan, muito obrigada. Já pensei muito nisso, mas não é tão simples assim terminar por que gosto de ficar com ele. É uma peça que não encaixa que me dá essa sensação e me impede de me apaixonar pra valer. Ele fala de ex namoradas e até acredito que ele esteja tentando superar um antigo amor. E eu, por outro lado, só me apaixono por homens que querem ficar comigo. Racionalmente, acredito que ele queira me namorar, mas será que o coração dele está pronto e me quer? Não sou mulher para experiências. Eu que faço meu futuro. Mas esse detalhe muda o rumo da minha decisão.

      Excluir
    3. Eu já falei o que você tem que fazer, faça sua escolha ou fique aí sofrendo.

      Excluir
  4. Oi Alan, passo por uma situação difícil aonde não consigo confiar em meu marido e ele não quer que eu trabalhe ou estude.
    Temos um filho de onze meses., acredito que o amo mais sou insegura e indecisa não sei o que fazer da minha vida., nem até aonde vale a pena ir por este relacionamento estamos juntos a três anos quase!
    É fora a minha desconfiança não tenho o que reclamar dele....
    Não sei o que devo fazer sinto. - me perdida, desnorteada.!
    Acho que ele vai desejar até as mulheres da TV é terrível sofro demais e ele diz que meu ciúme é ridículo e que faço para irrita lo mas não é eu realmente sou assim mais quero deixar de ser.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, para você deixar de ser assim, precisa passar por um processo de aprendizagem, você precisa mudar internamente, isso leva algum tempo, mas você já pode ir adotando pequenas atitudes agora. Por exemplo, você não vai deixar de desconfiar dele de uma hora pra outra, tão pouco vai deixar de ser indecisa, mas ao menos pode ir diminuindo as reações que tem diante de determinadas situações que fazem você desconfiar. Experimente reagir diferente da próxima vez que o sentimento de desconfiança vier até você. Ah, e vá na terapia do amor, lá você vai aprender como mudar a si mesma e salvar seu casamento. E compre o livro casamento blindado, é muito bom para pessoas que estão na mesma situação que você.

      Excluir
  5. E isso ai vou começar a por em pratica

    ResponderExcluir
  6. Alan, eu namoro a mais de 2 anos com um rapaz de 21 anos. Ultimamente eu ando muito desconfiada dele em relação a prima dele de 14 anos. Desde o começo do namoro, essa prima dava em cima dele e ele dava moral, tanto que peguei uma conversa dos dois e quase terminamos. Depois de tudo isso conversei com ele e perdoei por estar no começo do namoro e disse que eu não iria aceitar isso mais. Na semana passada, descobri que ele estava escondendo conversas com a prima dele de mim, não tinha nada demais no que eu vi, mas pelo fato dele esconder de mim me deixou atordoada. Eu não sei mais o que fazer, até alguns familiares dele apóia que eles namorem, e ela ainda por cima gosta dele e provoca. Nós já conversamos várias vezes sobre esse assunto e parece que não adiantou nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não adianta nada, é sinal que ele não te respeita e não dá valor a você. Não vale a pena continuar uma relação assim.

      Excluir
  7. ola estou em um casamento de 17 anos tivemos 2 separaçoes ele me pegou flando com um cara pelo whatssap ai saiu de casa ficou com outra mulher depois conversamos vimos q nos gostavamos e voltamos um dia peguei ele falando com uma mulher pelo face brigamos ele falou q nao era nada que foi so bobeira que gosta de mim mas sou muito insegura desconfio de tudo nao sei se pelo fato de eu ter falado com outra pessoa fico sempre pensando no pior gosto muito dele mas essa desconfiança ta me matando ele fala que se nao gostasse de mim ja teria ido embora me ajude por favor

    ResponderExcluir
  8. Olá! Amei seu artigo, pois estou passando por uma fase meia complicada, pega meu melhor amigo ..só que o problema,sou extremamente desconfiada e ciumenta. Ainda mais que sempre fomos amigos e ele sempre me contava tudo ..Sempre muito mulherengo, mais nunca de namora é mas pegava todas, no começo começamos a ficar mais está tudo bagunçado ele com as dele e eu com os meus contatinhos, depois começou a ficar mais sério..ai resolvemos parar com isso e levar as coisas mais sérias. PARAMOS com tudo e to querendo ficar de boa. Mas não consigo aceitar o namoro pois desconfio de mais. Bom eu não sei o que faço?! Por mais que tento confiar não consigo. Me de um gel Alan ��

    ResponderExcluir
  9. Olá Alan, eu tenho 20 anos e ele tem 23 anos,tenho um relacionamento muito complicado, fizemos 5anos mês paspassado,ele dormiu fora de casa e chegou com duas marcas no pescoço dizendo que foram os amigos brincando, só que eu não acreditei mais ele tá teimando dizendo que foram os amigo, Oque vc acha da minha situação me ajude��
    E eu ñ sei mais oq fazer

    ResponderExcluir
  10. Tenho um relacionamento com meu namorado a 4 anos Alan. Mais me vejo numa situação perdida terminamos três vezes já e todas 3 foram mal sucedidas sofri demais até chegar ao ponto de acabar voltando... E de achar que minha felicidade era só ao lado dele. Ele já me traiu alguma vezes com prima a ex e uma conhecida.. e isso me mata. Eu perdoei desta última vez que terminei dizendo que não perdoaria mais se não separava. Mais tenho em meu pensamento que quem faz uma vez faz duas e três mais desta vez foi a única vez que impus que não perdoaria e ele parece estar mudando. Mais eu tô atordoada.. pq eu não consigo confiar é acreditar que tenha mudado estou tentando pq o amo muito mais preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  11. Oi Alan! Eu namoro tem 1 ano e 11 meses. E eu sou extremamente ciumenta. Eu mesma não estou me aguentando. E eu sei que meu namorado me ama, ele prova isso sempre. Eu sei que ele tem caráter, sei que não me trairia. Ele é caseiro. Nunca gostou de festas, não bebe nem nada. Mas nós sempre vamos a Eventos nerd juntos e smp tem gnt dando em cima dele. E eu fico doida. Ele vai dar um mini curso em um evento e eu já tô louca com medo das meninas darem em cima. Eu sou MT traumatizada pq meu ex me traiu e eu confiava dms nele e achava que nunca me trairia. E eu penso q o atual jamais faria isso. Aí eu lembro q pensei isso do ex e ele me traiu msm assim. Então eu n consego ter confiança. Eu n sou bem cmg msm. N me acho bonita. Eu smp acho todas as mulheres melhores e mais bonitas q eu. Eu faço dança e sempre me acho a mais feia e a pior. Eu tenho muito complexo de inferioridade. E hj meu namorado disse que eu fico querendo prender ele mas q tô conseguindo o oposto. Me ajuda! Eu preciso melhorar. Eu n qro estragar as coisas.

    ResponderExcluir

Cuidado com palavrões e ofensas de qualquer tipo discriminatório.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.