logotipo sobre relacionamento

Home | Sobre | Contato | p/Solteiras

O que é uma pessoa extremamente sensível?

Como Conquistar Um Homem
Existem pessoas que são extremamente sensíveis. Tais pessoas são difíceis de se relacionar, pois tendem a se magoar facilmente. É uma pessoa que normalmente é cheia de “não me toques”, se chateia fácil, se fere, se ofende por coisas que são faladas ou que acontecem ao seu redor. É muito fácil uma pessoa assim se sentir vítima ou “se fazer” de vítima. Além disso, pessoas assim mudam de temperamento na velocidade da luz. Uma hora ela está bem e no outro minuto está o total oposto, podendo explodir por completo. Além disso, são pessoas muito imprevisíveis. Às vezes, do nada, ela simplesmente muda a fisionomia do rosto para o seu lado e nessa hora você fica se perguntando: “O que eu fiz pra que ela ficasse assim?”, mas não encontrará a resposta. É muito difícil lidar com alguém cujo o temperamento é tão instável a ponto de você ter que reavaliar sua próprias palavras várias vezes pra que a pessoa sensível não venha a se magoar.

Tudo isto faz com que a pessoa sensível seja alguém muito difícil de se conviver. E geralmente as pessoas sensíveis costumam cortar outras de seu circulo de relacionamento e de amizades. Como a pessoa extremamente sensível se fere com qualquer palavra mal colocada, e bem provável que ela isole várias pessoas da sua vida, sendo que tem muitas pessoas que ela nem sequer fala mais, pois em outra ocasião ouviu algo que não gostou e guardou isto no coração (porque você não deve seguir seu coração?), criando uma mágoa tão grande, que até hoje não foi superada.

o que e uma pessoa extremamente sensivelA pessoa extremamente sensível normalmente leva tudo para o lado pessoal. É como se uma pequena coisinha se tornasse a maior ofensa do mundo pra ela. E o pior é que ela vive achando que ninguém a entende, o que faz nascer nela um senso muito forte de justiça. Aí ela começa a achar que em todas as situações só ela estava certa e os outros, todos errados.

Mas qual o problema de tudo isto? Você sabe? É que nós vivemos em um mundo em que os outros não se importam com os nossos sentimentos. Tomando isto como base, podemos perceber que a pessoa extremamente sensível será muito infeliz, pois sempre estará triste e magoada por causa do seu relacionamento com as outras pessoas, pois o mundo não está nem aí para os sentimentos dela e nem para o que ela pensa, faz ou deixa de fazer.

E no final de tudo ela acaba uma pessoa amarga, cheia de mágoas no coração, cuja ninguém quer ter por perto, perdendo assim relacionamentos duradouros e oportunidades  maravilhosas e quem acaba pagando o preço por esta sensibilidade exagerada é ela mesma.

Então, para acabar com isso, se você é assim, tome o controle das suas emoções e aprenda a lidar mais com os fatos, sendo uma pessoa que usa a razão e não a emoção. Você pode aprender e deve aprender a se comunicar mais, se expressar melhor e também ouvir as outras pessoas, pois muito das suas mágoas, das suas reações, provêm de uma falta de comunicação que é causada por esta sensibilidade aguda que você tem.

Não da pra você mudar o mundo e as pessoas ao seu redor, mas é possível mudar você mesmo.

*Você se sentiria feliz em compartilhar este artigo?

Somente clique no botão se
você nunca foi feliz no amor!

24 comentários:

  1. Nossa essa matéria me descreveu. Sou exatamente assim. Qualquer ofensa ja´mudo o temperamento num raio de milésimo. Isso nao ta´no querer dagente, é incontrolável e não da´pra disfarçar por mais te tento. Mudamos o humor na hora , a lágrima desce de imediato e conforme a palavra dita nao tem perdão não. Os sentimentos são na flor da pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esta é uma atitude que te faz sofrer. Você precisa ser mais forte e mudar. A realidade é que pessoas extremamente sensiveis tendem a ser infelizes e se magoar facilmente, vivendo assim uma grande parcela do seu tempo amargurada. Mude amiga. Um abraço!

      Excluir
  2. Estou namorando uma pessoa asim, o que devo fazer? Está sendo muito difícil. As vezes fico me perguntando o que foi que eu fiz a ponto dela brigar demais e chorar muito achando que eu nunca dou o devido calor a ela, basta eu falar: Vou deitar e ela acha que estou me desfazendo dela. O que fazer? me ajudem pois ela é uma mulher maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não pode fazer nada. Com pessoas sensíveis, você tem que ter paciência. Somente situações duras de vida fazem uma pessoa sensível aprender a ser forte. Somente Deus pode muda-la. Procure uma igreja!

      Excluir
  3. Sou uma pessoa sensível, sempre me fiz de forte, mas não expressar minhas emoções e esconde-las fizeram eu me afastar das pessoas e de tudo q possa magoar. Apesar das minhas várias tentativas de mudar, sei q a qualquer momento não vou suportar e explodir . Acredite, essas tentativa de mudar por se só não me fizeram mais feliz, só me destruí por dentro cada vez mais. O único lado "bom" é q pelo menos evitei q isso afetasse as pessoas q amo e de me passar por a "esquisita" , infelizmente também evitou q eu recebesse o apoio de quem preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só consegue deixar de viver pelo sentimento quando aprende a viver pela fé. Talvez esteja na hora de Deixar que Deus guie sua vida e você verá que tudo isto que você julgar ser um problema não existirá mais.

      Excluir
  4. Nossa, conheço alguém exatamente como descrito neste texto e é muito complicado de lidar. Estava pesquisando sobre o asssunto e assim cheguei nesta matéria. Eu sou muito franca (e às vezes impulsiva), então imagina o problema para se relacionar com pessoas que se ofendem por qualquer bobagem. Eu mesmo me pego várias vezes pensando no que fazer ou o que dizer. Por várias vezes tenho vontade de conversar com a pessoa e dizer que isso não a levará a nada, que uma coisa é ofender a outra pessoa e outra bem diferente é ser honesta e sincera. Enfim, mas já tentei conversar e não adianta, parece que tem um bloqueio que impede a pessoa de ver a realidade. Enfim, gostei muito do texto, de repente envio para ela, quem sabe essa matéria não abre seus olhos?

    ResponderExcluir
  5. Sou bem assim, ja nem tenho amigos, pois me afastei de todos, as vezes so da pessoa dizer algo q me icomoda eu ja me afasto, quero mudar mais nao consigo.

    ResponderExcluir
  6. penso que eu sou assim
    principalmente a respeito da minha família ,sinto eles distantes e orgulhosos ...se acham melhor do que eu só por eu ser mais pobre que eles .
    sao frios e interesseiros gostam de pessoas que possuem posses e bens ,e gostam de pisar nos outros ...
    e muitas vezes quando vejo algumas atitudes deles sinto me mal e choro ,hoje eu tento me manter distante pra nao sofrer tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja assim, mude, pois o problema não é sua família, o problema é você, que se deixa abalar por qualquer coisinha besta.

      Excluir
  7. Me identifico exatamente com o tipo descrito, mas acho que a sua descrição é tendenciosa, sugere que nós sensíveis somos os culpados. E na verdade não temos culpa se pessoais duras e sem coração não se importam com os sentimentos dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sensíveis não tem culpa de as outras pessoas são duras, mas tem culpas ao se deixarem abalar pelo fato das outras pessoas serem duras. Nunca, absolutamente nunca, se abale por causa de uma pessoa que não se importa com as outras. Siga sua vida e largue a sensibilidade de lado, pois a vida não vai botar no seu caminho só pessoas "legalzinhas" que te tratem a pão de mel. antes, pelo contrário, ele vai te enviar pessoas más, sem caráter, sem escrúpulos e sem sentimentos e você vai ter que saber que se você for sensível, essas pessoas vão te machucar e a culpa vai ser sua, por se deixar influenciar pelos que não prestam.

      Excluir
  8. Mt bom o texto e a descrição bateu exatamente comigo. Já so frio mt ser assim. Tenho me observado pra separar e ver q o q alguns fazem e falam nao e pra mim msm. Há pessoas frias, estúpidas, cheias de ódio. Eu penso "que pena q está assim: E tento não levar cmg, pq é uma energia ruim. Mas isso é treinamento, tem q estar vigilante constantemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vença o sentimento, só assim deixará de ser sensível.

      Excluir
  9. Eu sou assim, quando vejo algo que nao gostei procuro logo me afastar das pessoas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso deve te atrapalhar muito na sua vida, não é mesmo?

      Excluir
  10. Meu Deus!
    Isso sou eu!!!
    O que eu posso fazer? Há um grupo de ajuda?

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus!
    Isso sou eu!!!
    O que eu posso fazer? Há um grupo de ajuda?

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus!
    Isso sou eu!!!
    O que eu posso fazer? Há um grupo de ajuda?

    ResponderExcluir
  13. Post altamente criticista. É como se ser uma pessoa altamente sensível fosse algo errado e passível de urgentes mudanças na postura. Não necessariamente uma PAS está preocupada com o que o mundo pensa acerca dela, mas para que ela não se sinta mal diante das circunstâncias ela utiliza um "filtro" nas suas relações. Isso não quer dizer que elas se "façam de vítimas", é apenas a forma como as pessoas expõem suas opiniões, desproporcionais à situação em questão, fazendo com que algumas (repito, algumas) PASs apresentem algum comportamento explosivo, fazendo com que elas percam a razão por agirem de forma ainda mais desproporcional ao que escutou. Muitas vezes, uma PAS retira pessoas de seus círculos para que elas próprias tenham paz em suas vidas, não porque guardaram alguma forma de rancor ou mágoa, mas por perceberem a confusão que muitas fazem por pequenas coisas (que as PASs sentem com muito mais intensidade). Muitas delas, inclusive, têm a sensibilidade de saberem que aquelas pessoas são tão humanas quanto elas. Percebo que quem costuma levar para o pessoal são aquelas pessoas que não respeitam esse tipo de condição, afinal, quem a tem, são ótimas leitoras de comportamentos e emoções humanos, fazendo com que as PASs percebam o quão irritadas as pessoas ficam diante de pequenas coisas e são obrigadas a serem taxadas, nessas condições, de "reativas". Se o mundo não está nem aí para os sentimentos delas, por que elas devem ser obrigadas a conviver com esse tipo de pessoa? Aliás, porque as próprias perdem seus tempos descrevendo tão minuciosamente, utilizando palavras como "amarga", "vítima" e chegando a níveis de detalhes completamente emocionais , mas sugerindo que as mesmas ajam pelo lado racional? Acho meio sem nexo. Não necessariamente uma PAS quer que as pessoas mudem, elas preferem evitar desnecessariedades a um nível de detalhes ainda maior. Lembremos sempre: muito daquilo que criticamos; muito daquilo que falamos é reflexo de quem somos ou de quem fomos. Abraços!! :)

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente eu sou exatamente assim! O psicólogo me deixa tão pra baixo que penso em suicídio constantemente.

    ResponderExcluir
  15. "Não seja assim, mude, pois o problema não é sua família, o problema é você, que se deixa abalar por qualquer coisinha besta."

    Como flávio falou as pessoas não sabem lidar com pessoas sensíveis pq realmente eh complicado, a questão é que elas n tem q DEIXAR de serem sensíveis isso eh algo delas faz parte delas. então elas devem se questionar mais se isso vai ser grande coisa daqui há 1 ano algo assim, tentar deixar q as pessoas entendam elas e tal. boa sorte a todos e Mônica mude de psicologo.

    ResponderExcluir

Cuidado com palavrões e ofensas de qualquer tipo discriminatório.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.