logotipo sobre relacionamento

Home | Sobre | Contato | p/Solteiras

Por que voce não deve seguir seu coração?

Como Conquistar Um Homem
O coração é enganador, ilusionista, distorce a realidade e faz as pessoas tomarem as piores atitudes. Toda vez que alguém escuta seu coração, as conseqüências são drásticas no futuro e trazem sofrimento e, na maioria das vezes, afastam o amor e a felicidade. Você não deve e não pode ouvir seu coração, pois ele que te trará desilusões e te fará pensar de maneira irracional, fazendo você ir pelos caminhos tortos da vida. Quer seguir o caminho errado? Então siga os caminhos do seu coração. Isso tudo se dá porque o coração age na base da emoção e não da razão. Escolhas tomadas, atitudes feitas, ações realizadas com base nas emoções sempre levam a pessoa a se arrepender mais tarde. Nunca pode-se tomar como base as escolhas sugeridas pelo coração, pois ao invés de sermos felizes, vamos colher frutos podres no futuro e, como sabemos, um fruto podre estraga toda a cesta.
É comum ouvirmos frases como estas:
  • Siga seu coração;
  • Ouça o que seu coração diz;
  • O coração não se engana;
  • Siga os caminhos do seu coração
Essas são as frases que você nunca deve dar ouvidos, pois é a maior enganação sentimental de todos os tempos. Ouvir o coração é perca de tempo.

Acho que as frases acima poderiam ser ditas precedidas das seguintes perguntas:
  • Quer sofrer? Siga seu coração
  • Quer chorar? Ouça o que seu coração diz;
  • Quer ficar triste? O coração não se engana;
  • Quer se perder? Siga os caminhos do seu coração
Não bastasse as mais variadas mentiras enganosas sobre o coração, ainda é possível ver que as pessoas realmente estão predispostas a concordar que o coração é a melhor saída, quando na verdade é a pior.

Já ouviram aquele bordão “To mais perdido que cego num tiroteio”? É assim que alguém que segue seu coração vai se sentir com as conseqüências das suas escolhas.
porque você não deve seguir seu coração

CORAÇÃO = EMOÇÃO

Infelizmente esta é a realidade. Todos que resolvem acreditar em seu coração estão baseando suas atitudes na emoção e isso é o que leva as pessoas a sofrerem. As atitudes devem ser racionais em tudo que fazemos e até mesmo em nossos relacionamentos. Veja os exemplos:

Caso 1 – Moça apaixonada pelo rapaz

Muitas vezes uma moça se apaixona por um rapaz elegante, presença, se veste bem, mas o cara não quer nada com a vida. É aquele tipo de homem que não vai poder dar nenhum futuro pra ela, que vai falhar como companheiro. Às vezes ele até dá sinais de que pode ser violento ou agressivo, mas a moça não age racionalmente, pois ela só pensa o seguinte: “Ele faz um monte de coisa errada, mas eu gosto tanto dele”. Ou seja, escuta seu coração e se arrepende amargamente no futuro.

Caso 2 – Rapaz apaixonado pela moça

Acontece também que um homem pode estar apaixonado por uma mulher que dá sinais grotescos de vai dar problema no futuro. Ela bebe, fuma, fala de outros homens com freqüência, não gosta de afazeres domésticos, trata com grosseria muitas vezes os pais. E o rapaz, que poderia pensar “Ela já faz isso agora quando estamos namorando, imagina se casarmos” ou poderia pensar também “Ela não trata bem os pais que a criaram, imagina a mim que não sou nem parente”. Mas ao invés disso ele pensa: “Ela é tem uns probleminhas, mas ela é tão atraente, eu gosto tanto dela”. É aí, na base da emoção e não da razão, que ele mais uma vez quebra a cara.

Infelizmente para todos que ouvem seu coração só resta o pranto e o choro por amor. Seja para ter um relacionamento sério ou casar-se ou evitar brigas conjugais ou tomar qualquer atitude na sua vida, é preciso ser racional.

Lógico que ninguém vive só de razão, todos também precisam da emoção, pois ninguém vai ficar com alguém se não gostar da pessoa. Mas o que estou dizendo aqui é que as atitudes de peso na sua vida devem ser tomadas com a balança tendendo para a racionalidade e não para os sentimentos.

Tudo na vida deve haver um equilíbrio, principalmente quando o assunto é sobre relacionamento. Devemos equilibrar razão e emoção, mas principalmente devemos estar propenso a ouvir a voz da razão e nunca a do coração.

Um abraço a todos! Deixe seu comentário por favor. E clica em curtir aí no face!

*Você se sentiria feliz em compartilhar este artigo?

Somente clique no botão se
você nunca foi feliz no amor!

23 comentários:

  1. Olá, Alan! Fico feliz de que tenha visitado o meu blog e comentado na postagem sobre "Seguir o Coração". E, realmente, no final, acabamos dizendo a mesma coisa, apesar dos enfoques diferentes.

    Andei vasculhando um pouco o seu blog e achei bem interessante as coisas que escreve. Parabéns!

    Alinee Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aline, espero que possamos criar uma aproximação por aqui.. Um grande abraço pra vc.. Estarei sempre visitando seu blog quando der. Bjim.

      Excluir
  2. Nossa muito bom este texto,ótimo!
    Sou exatamente o tipo da pessoa que age com a razão e não com os sentimentos provenientes do coraçãoS2

    ResponderExcluir
  3. Olá Alan eu concordo e descordo um pouco de agir com razão e emoção.

    Eu tive um relacionamente há um tempo atrás com um rapaz de quem eu gostava e que gostava de mim tbm, o problema q eu era mto ciumenta, insegura e impulsiva e vaaaariiiiasss vezes ele me deu toques de q eu devia mudar meu comportamente inclusive disse uma frase q se eu não mudasse iria perder mta coisa na vida amizades e amores mas eu nunca o escutei.

    Um certo dia fuçando as redes sociais dele vi uma foto dele com outra pessoa abraçado mas havia outras pessoas na foto tbm e só fato dele estar abraçado com ela eu praticamente surtei falei um monte pra ele e disse q tinha me arrependido de ficar com ele e terminei td sem nem ao menos deixar ele se explicar. 3 dias depois eu ja estava arrependida das coisas q eu disse e do meu comportamento mas ele estava decidido a não me dar mais nenhuma chance. Logo engatou um relacionamento com outra pessoa e disse q era pq ela confiava nele, e sabia bem o que queria pra vida dela. Só q eu sei q ele não gostava dela mas mesmo assim ele não quis mais nada comigo.

    Durante 2 anos não tivemos contatos nenhum, e tbm não nos viamos pois moramos em cidades diferentes e trabalhamos em cidades diferestes tbm. Até q um dia ele me procurou e a gnt conversou e saimos pois eu ainda gosto dele (apesar de ter tido outros envolvimentos depois dele mas nunca o esqueci) Eu naquele momento achei q ficariamos juntos, mas depois ele me disse que ele até queria me dar uma chance mas não aconteceu e q ele não queria me magoar.

    Hoje somos "amigos" eu sei q ele gosta de mim se preocupa cmg é carinhoso e o jeito dele me tratar não é só como amigo, sinto q ele tem um carinho especial por mim, mas tem uma coisa q impede a gnt de ficar juntos.

    Agora q vem a pergunta vc acha realmente que vale a pena escutar mais a razão do que o coração nesse caso? Ele preferiu dar uma chance pra uma pessoa q mal conhecia do que pra uma pessoa que ele gostava só pq cometeu erros mas q estava disposta a mudar, tanto que mudei. Vc acha q vale realmente a pena deixar de ficar com uma pessoa que vc gosta simplismente porque sua razão diz q pode ser um erro e vc tem "medo" de que ela faça td novo? Porque a impressão que eu tenho é q ele tem medo de ficar cmg e eu cometa os mesmos erros que cometi.

    Acho q pra vcs homens lidar com sentimentos é mais fácil, parece que vcs tem mais praticidades, vcs são mais racionais e talvez seja esse o maior motivo pelo qual nós mulheres sofremos mais por amor. Agimos mais com emocão do que com a razão. Hj eu sei o qto fui errada, e como eu me arrependo de ter agido por impulso terminei um relacionamento de 11 meses por causa de uma simples foto.

    Vc sabe porque o coração fica embaixo da cabeça? É pra que a emoção não ultapasse a razão.... Rsrs, sei q nós não amamos com o coração q bombeia o sangue pro corpo e sim com uma area do cérebro onde ficam os sentimentos mas.... faz sentindo...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caso é semelhante a muitos outros que escuto por aqui pelo blog todos os dias minha amiga. Vou tentar responder suas questões logo abaixo:

      "Agora q vem a pergunta vc acha realmente que vale a pena escutar mais a razão do que o coração nesse caso?"

      Resposta: - Olha amiga, na verdade, se vc reparar bem, ele não foi racional não. Presta atenção: Ele ficou com quem mal conhecia, troco o certo pelo duvidoso. Onde está a razão nisso?

      "Vc acha q vale realmente a pena deixar de ficar com uma pessoa que vc gosta simplismente porque sua razão diz q pode ser um erro e vc tem "medo" de que ela faça td novo?"

      Resposta: Sim. Vale apena deixar sim e é o recomendado Pq esse negocio de "eu gosto" acaba com a vida das pessoas. É lógico que vc nao vai ficar com quem não gosta (este foi o erro iracional dele), mas não basta só gostar. É preciso avaliar muita coisa amiga, senão não dá certo. Vc ficaria com alguem que ta sempre desconfiando de ti mesmo que vc gostasse muito dessa pessoa? Se a resposta for sim, então vc iria sofrer muito. Ele está agindo com a razão e está sendo cauteloso. Eu, se tivesse no lugar dele, faria o mesmo.

      Amiga, a questão é que não podemos escutar apenas os nossos sentimentos e emoções. Primeiro precisamos avaliar estes sentimentos com a razão e, se a razão permitir, damos ouvidos a eles, mas se não permitir, então descartamos. Se todos agissem assim não teriamos tantos relacionamentos frustrados e pessoas destruidas emocionalmente.

      Obrigado pelo comentário!!! Fica com Deus!!!

      Excluir
  4. Eu e o meu ex-namorado éramos muito felizes. Brigas? Tínhamos, mas nunca nada sério. Um certo dia i ao entrar no facebook do meu ex-namorado deparei com uma mensagem de uma garota a minha reação foi exclui la do facebook dele. Fiquei um dia com aquilo guardado na cabeça até que não agüentei e perguntei pra ele quem era a menina falei que tinha excluído ela, ele ficou sem reação, nervoso...
    No outro dia ele adicionou a garota e colocou senha no PC, trocou a senha do face e sem pensar terminei o relacionamento, após dois dias pedi pra voltar, mas ele não quis continuei tentando e nada até que beijamos e eu sugeri que ficasse mos longe um do outro por dois dias. Na sexta feira ele saiu e dormiu fora de casa a mãe dele me falou que ele tinha passado a noite fora e estava preocupada, pois meu ex ñ tinha avisado liguei pra ele falou que estava na casa de uns amigos...
    Mais tarde fui na casa dele ficamos como se nada tivesse acontecido, depois dessa situação continuamos ficando e eu continuava pedindo pra voltar eu falava que tinha me precipitado, me humilhei ele me tratava mal chorei várias vezes. Até que uns 15 dias na mesma situação depois de uma bebedeira ele me falou que tinha saído com a menina da Internet e que nem mora na mesma cidade dormiram juntos no dia em que ele posou fora de casa. Falou com todas as palavras que estava amando a garota que os dois combinavam em tudo isso em menos de um mês. Pra mim foi uma apunhalada nas costa, pois um cara que há 15 dias atrás dizia que me amava que íamos nos casar fazer uma coisa dessas fui um choque. Já se passaram 2 meses e eu continuo sofrendo calada, pois ainda gosto dele e sei que ele está namorando a distância se vêem 2 vezes ao mês vejo recados dele pra ela no face e fico mais triste ainda é uma dor que parece não ter fim... (detalhe ele falou pra mim que a garota tinha falado que ia esperar ele largar da namorada para ficar com ele) Me dediquei tanto a uma pessoa e hoje nem se falamos mais. Preciso mudar a minha situação quero esquece lo, ñ agüento mais... E ainda continuo sem entender aonde foi que errei pois no ver era uma namorada perfeita pra ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe amiga, está na cara que para que você venha a ser feliz, deve esquecer este rapaz. Ele te desvalorizou e você não merecia. Mas quer saber? No meu ver, você fez a melhor coisa do mundo terminando com este cara, pois, se não terminasse, ele ia ficar com essa menina do mesmo jeito e você ia sofrer ainda mais.

      Fique firme que você vai encontrar alguém que te merece. E busque muito a Deus. Faça uma oração e Ele te responderá.

      Abraços amiga!

      Excluir
  5. Eu adorei seu testo eu ja sofri muito por isso hoje escuto mas a minha razão e nunca meu coração e hoje vivo muito bem assim.
    Sou muita mais feliz agora e não fico sofrendo por ninguém que não merece meu amor bjs fica a dica vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o texto concordo com VC e já chorei e sofri muito por seguir meu coração o problema e ser racional o suficiente para seguir a razão

      Excluir
  6. Olá Alan,gostei muito do seu texto, você está na total razão,porém,preciso de sua ajuda.Eu sou apaixonada por um rapaz que mora em outro estado,eu sou apaixonada por ele a uns seis ou sete meses,e faz um tempinho que eu quero muito conhece - lo, mas eu sei que isso irá decepcionar meus pais,e eu tenho tanto medo de decepcionar ele ou a minha familia. Eu realmente estou perdida, se eu seguir o coração vou decepcionar algum deles, mas se seguir a razão, vou me decepcionar. O que você acha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga, o seu coração já te cegou ao ponto de achar que você vai ter sucesso nesse relacionamento caso resolva ir para outro estado conhecê-lo. Seus pais é que tem razão. E acredite, você vai se decepcionar muito mais indo atrás dele e percebendo que não vale à pena do que não indo.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha opinião é que você não merece nenhuma das duas, você não sabe valorizar uma mulher. Merece ficar só por uns tempos, perder tudo que você tem pra aprender a dolorosa lição que um homem tem que ter caráter.

      Excluir
  8. Ola Alan eu comecei a gostar de uma garota mas meus colegas falaram que ela e infiel e outros nao .
    Mas eu comecei a investigar ela na festa ficou com dois cara e namorava um passando pouco mes namorava com outro.
    Mas meus amigos dissera que isso nao tem nada haver e ate um deles ficou com ela.
    Ela e linda e engraçada e uma voz.linda mais unico defeito e essa mau fama
    Eu nao o sei o que fazer eu me apaixonei por ela foi amor a primeira vez.
    O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se o que seus amigos falam é verdade, se for, é furada.

      Excluir
    2. David ele também pode conversar olho no olho com a menina, para ver a reação dela, muitas vezes a conversa pessoal olho no olho tem como vc averiguar a verdade, apesar de que, ninguém tem o mapa da mina de uma mulher.

      Excluir
    3. perdão o erro acima, falo em resposta ao Alan Ribeiro

      Excluir
  9. Olá companheiro, gostei do que escreveu inclusive queria lhe perguntar, quando se tem uma pendência do passado com uma pessoa e que até o momento não teve uma atitude favorável para uma possível volta e entre um e outro relacionamento também não foi possível esquecer, ou seja, sempre com o pé no passado e outro no presente, mesmo sabendo que ela já teve um relacionamento que não deu muito certo e eu também, já se passaram 3 anos e a dúvida é essa, devo eu seguir em frente e deixar de lado o passado ou tentar investir nisso e ver se vale a pena por na balança?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim"
      Filipenses 3:13"

      Excluir

  10. Olá, sou uma pessoa que escuta muito o coração, e gosto muito de um menino que mora moto longe e ele gosta muito de mim, mas Minha família não quer a gente juntos, pois minha tia que mora na frente da casa dele falou muito mal dele, que não trabalha e não quer nada com a vida e outras coisas que inventou,gosto muito dele,mas meu pai me pribiu de ter algum relacionamento com ele,por isso ouve muitas brigas familiares por causa disso, mas msm assim quando fui pra lá encontrei com ele escondida pois gosto muito dele e sei que pode nao dar certo mas ainda assim meu coração fala mais auto que a razão, eu tenho 17 e ele tem 20

    ResponderExcluir
  11. Olá Alam Ribeiro, preciso sua ajuda e sua opinião, sou casado já fez 9 anos, meu casamento nos últimos 4 anos sofreu um grande declínio falta de comunicação falta de carinho e ainda por cima minha esposa ficou com uma depressão depois do pai morrer ela ainda ficou pior, temos uma filha linda que amamos temos bons empregos temos nossa casa e carros uma vida muito boa confortável, sempre a apoiei e tive do lado dela nestes momentos terríveis dei muito apoio mas acabei eu mesmo a entrar em uma monotonia inescapável deixei de ser feliz porque suportava esta grande barra em casa trabalhava 12 horas por dia chegava a casa jantava sempre sozinho porque minha esposa com a depressão ficou pior, sexo era muito raro carinho nem sabia mais isto o que era, acabei por conhecer uma rapariga em que vinha a desabafar com ela o que se estava a passar cmg ela me dava conselhos para tentar dar a volta ao meu casamento era uma pessoa em que eu desabafava muito, ate que seis meses depois de a ter conhecido e falarmos sempre como amigos ela disse-me que estava apaixonada por mim dizia-me coisas que eu sentia tanto a falta em ouvir tao carinhosa tao doce deixei me levar apaixonei-me por ela ja la vai 3 anos e nos nos amamos muito minha esposa descobriu tudo sai de casa fui morar sozinho para ver se realmente era o que queria mas esta moça nao me deixava queria tar sempre cmg mas minha mulher e filha nao me saia da cabeça eu tava sempre com sentido nelas em tudo que conseguimos juntos uma vida estável, minha esposa todos os dias me mandava mensagens que sentia minha falta que nossa filha também que elas me amavam muito pedia pa eu voltar e eu ficava triste porque ali sim era minha família minha mulher em que veio virgem para mim que apesar de tudo confiava muito nela mas por outro lado tinha perdido amor e tava amando outra pessoa, esta mesma pessoa veio a descobrir as mensagens que minha esposa me mandava e ficou furiosa mostrou ser agressiva muito agressiva chegou a agredir-me de ciumes mas me amava muito que sei bem mas eu me fartei de tanta discussão e de cabeça quente voltei para minha mulher mas sinto um grande sentimento pela outra ela ta a sofrer muito também mas seu passado e sua maneira agressiva de ser em resolver os problemas me fez em voltar para a minha mulher mas sem amor sinto-me tao triste não sei que faça se sigo o coração qu neste momento é totalmente da outra ou se fico com minha esposa filha e conforto de minha casa e paz, mas pa isto ta muito difícil ta muito difícil esquecer esta moça tou sofrer muito nem como bem penso muito nela ela também tem uma filha de 4 anos que ate de pai ja me chamava adorava-me a miúda mas tenho grande medo de dar o passo final porque sei que minha vida nunca mais vai ser igual, sei que fui um cobarde fiz sofrer duas mulheres minha filha e a filha desta moça, mas acho que mais do que elas tou eu a sofrer porque eu nem como direito deixei de amar a vida uma delas amo a outra que é minha mulher adoro confio e é onde tenho confiança de um futuro de ver o crescimento de minha filha nao sei se com a outra a rotina vai entrar também e depois venha a ver a borrada que fiz sei la, ajude-me pfv

    ResponderExcluir

Cuidado com palavrões e ofensas de qualquer tipo discriminatório.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.