logotipo sobre relacionamento

Home | Sobre | Contato | p/Solteiras

Razão X Emoção

Como Conquistar Um Homem
Vamos falar do duelo entre a razão e a emoção. Seja na vida sentimental ou profissional, lá está ela: a razão em combate contra a emoção.

Definindo a emoção


A emoção é algo que nos faz agir por impulso, pensando exclusivamente no bem estar, na alegria momentânea. Esta mesma emoção nos faz chorar, sorrir, enfim, é o sentimento que aflora sem que sejamos racionais, é o que acontece quando resolvermos seguir o coração.

Definindo a razão


Por outro lado temos a razão. Agir com a razão é pensar no amanhã, nas consequências de uma decisão. A razão nos coloca um freio e diz: "É melhor arriscar com cautela e medir as consequências dos seus atos".



Podemos ver esse conflito de sentimentos na hora de iniciar um relacionamento com alguém infiel, mal caráter, muito mais novo ou muito mais velho, ou até mesmo comprometido.

Quando agimos pela emoção dentro do relacionamento, somos levados a tomar atitudes impensadas, falar palavras erradas ou até mesmo pôr um fim em uma união que poderia ser acertada se a atitude usada fosse a racional.

A quem você tem dado ouvidos?


Você, como ser humano, é um ser emocional, mas isso não significa que você tenha que viver pela emoção. Todos nós temos sentimentos, mas devemos, antes de tomar decisões, ouvir a razão. A quem você tem dado ouvidos? À razão ou à emoção?

E você? É razão ou emoção? Quantas vezes você viveu este conflito no trabalho ou na vida pessoal? Quantas vezes você já perdeu o sono tendo que escolher entre estes dois sentimentos?

A vida é feita de escolhas e em cada uma delas sempre há este duelo entre razão e emoção, consciência e coração, e você muitas vezes precisa abrir mão de um deles. As escolhas não são nada fáceis. Mas como disse o capitão nascimento: "Quem disse que a vida é fácil?". Muitas vezes o homem e a mulher com medo de sofrer ou se arrepender adiam esta decisão.


Independentemente da escolha a ser feita, saiba que somente você poderá decidir. Então me diga: Razão ou Emoção?

Um abraço a todos! Deixe seu comentário por favor.

*Você se sentiria feliz em compartilhar este artigo?

Somente clique no botão se
você nunca foi feliz no amor!

35 comentários:

  1. Eu vivo na pele esse drama...já perdi a razao milhares de vezes e sofri muito,paguei um alto preço na vida por nao fazer a escolha certa.Passei anos dando ouvidos ao meu coraçao...sem prestar atençao a razao dando lugar a emoçao!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é meu amigo, o melhor é sempre ouvir a razão, pois os resultados são mais satisfatórios e não corremos um risco alto de sofrer no futuro. Um abraço.

      Excluir
  2. Segui só a razão vai lhe tornar frio, segui só o coração vai lhe tornar tolo. Não tente escolher um ou outro, basta junta-los. Para mim, O coração é minha motivação, minha vontade. A razão é minha guia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo na vida tem que ter um equilíbrio, mas as decisões devem ser tomadas racionalmente todas as vezes.

      Excluir
  3. Excelente texto. Você e eles têm me ajudado muito. Obrigado.

    Minha opinião é o que tenho aprendido. Devemos viver pela razão, principalmente nos relacionamentos. Porque uma relação não depende somente do seu sentimento para dar certo, mas também da outra pessoa.
    Quando há um sentimento mútuo e um relacionamento com um futuro saudável, a razão e emoção andam JUNTAS.
    abraço

    ResponderExcluir
  4. O amor por si só não basta. Um amor e uma cabana apenas existe na ilusão...Uma relação com incompatibilidades destroi qualquer amor.

    ResponderExcluir
  5. Dominar o mundo num tem nada a ver com isso daí, tem a ver com construir, fabricar e dominar o mercado de trabalho, coloquem homens e mulheres em cada planeta para ver qual cresce mais.

    ResponderExcluir
  6. Segui a emoção e quebrei a cara várias vezes, pois não entendia bem esses assuntos.
    Obrigado por ajudar a me guiar

    ResponderExcluir
  7. eu estou vivendo esse drama

    ResponderExcluir
  8. Olá eu gostei muito do seu texto eu poderia falar o que estava acontecendo comigo eu acho que eu vo muito pela minha emoçãp

    ResponderExcluir
  9. então e assim eu namorava com uma menina de presidente prudente e eu sou de alto parana eu conheci ela pela net mais eu fui lá três vezes já com meus pais ai nos já conhecemos tudo de uma vez só ai começamos a namorar eu pedi ela em namoro na frente dos pais dela e no começo ela falou assim pra mim que o sonho dela e ficar sempre ao meu lado e tals mais no final virou tudo de cabeça pra baixo, teve um dia que ela falou pra mim por ligação que eu não precisava se desculpar e quem precisava pedir desculpas pra ela e ela mesma e o problema e com ela e não comigo que ela tinha dividas sobre ela e tava tudo indo perfeito e de repente virou tudo ao contrario essa parte eu não entendi direito não sei se ela pensava que gostava de mim como namorado e no fiz era como amigo ou sei la eu só sei que eu quebro a cara seguindo minha emoção, a minha dúvida e essa bom eu quero seguir a minha razão mais eu não quero me tornar frio no sentimento então o ideal é manter o equilíbrio desses dois sentimentos e isso vale pro lado e relacionamento como pro lado profissional também ou estou enganado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo não é deixar de ter sentimentos, mas sim deixar os seus sentimentos sob o controle da razão. Essa menina não vale à pena, siga em frente e tenha mais equilíbrio.

      Excluir
  10. Estou vivendo este drama no momento, e é a primeira vez que a razão é colocada em considerável questão, pois todas as outras nunca ouvi a ouvi, mas a emoção ta falando mais alto e é incrível, os motivos são encantadores, fabulosos, mágicos. Mas não quero os escolher mais. Este texto certamente irá colaborar na minha tomada de decisão. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Sempre dei o lugar a razão mas agora nesse relacionamento a emoção está falando mas alto e o meu parceiro ou ex não sei está agindo mas com a razão e eu estou sofrendo muito por ter deixado a emoção falar mas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você espera que eu te diga? Você sabe o que fazer.

      Excluir
  12. Quando seu marido, pai de seu filho. VIve mais a familia matriz do que sua familia ( esposa e filho) devo usar a razão e terminar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é racional terminar por causa disso. Vá lá e conserte seu relacionamento, converse com ele, faça-o entender que ele tem que dar mais atenção a vocês e que isto está prejudicando o relacionamento, mas faça tudo isso sem brigas, sem aumentar o tom, converse calmamente e exponha como se sente.

      Excluir
  13. Não sei se sigo razão ou emoção...ganhei uma faculdade de graça e junto um emprego bom, não é o que eu quero, mas com isso consigo dinheiro para o que eu quero, Porém estou apaixonada pelo meu namorado e ele vai para Portugal ano que vem e não me apoia fazer uma faculdade(muito ciumento), o que faço sigo a razão para me formar profissionalmente(que eu sofro por perde meu namo)ou escolho ir para Portugal com ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu namorado é muito ciumento, ele não vai te fazer feliz, infelizmente. Eu optaria pela minha vida profissional, neste caso.

      Excluir
  14. Vivo uma situação dessa hoje, invertida, mas vivo... a mulher com quem me relaciono (não somos namorados mas temos respeito e fidelidade um para com o outro) teve alguém num.passado recente e veio a terminar pq ele a tratava muito mal e só pensava nele e depois que terminaram ele a tratou pior ainda, mas segundo ela, ainda o ama e eu sabia disso e aceitei numa boa, pois já passei por situação semelhante e sei que esse sentimento (que pra mim é da perda) acaba com o tempo e como ela sempre foi sincera comigo, acredito quando ela diz gostar de estar comigo, além disso nunca me iludiu de nenhuma forma... gosto muito dela, não é amor (eu acho rsrs) mas é um sentimento muito forte, mas a família dela faz muita pressão para que volte para o ex e eu tento fazer com q ela decida com a razão é não o coração pois pra mim isso deu certo no passado pois quando agi apenas pela emoção deixei de colocar na balança tudo de ruim que a minha ex fazia (nao foi chifre rsrs e se fosse preferiria agir com a razao, enfin... me tratava mal pacas e eu não percebia) e ela conhece minha "atual" conhece essa história e oa benefício que a razão me trouxe... não digo que não deva haver sentimento, mas que esses não dominem, mas infelismente ela.esta "cega" pela emoção e parece esquecer tudo de ruim que passou e que vai passar se voltar. O pior que ainda falo com ela que não precisa nem continuar comigo, mas apenas q não volte pra a ilusão que ela achava ser a felicidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você é quem tem que parar de agir com a emoção. Você tá se envolvendo com uma mulher que gosta de outro, como você acha que isso pode ser racional? A emoção já te cegou, furou teus olhos, acorde pra vida: ela só vai te fazer sofrer. Termine isso!

      Excluir
  15. Estou tão indecisa realmente tenho uma vida de casada. Mas não confio no homem com qual estou junta, é de uns tempos pra cá... Me veio uma pessoa na qual eu sempre achei que poderíamos ser feliz juntos! Ele quer que eu acabe com esse meu relacionamento e viva com ele. Mas eu tenho 1 filho não sei o que fazer?

    ResponderExcluir
  16. oi me diga como agir vou morar em cima da casa da minha sogra só que ela da palpite em tudo ate o jeito como fazer a casa ate a posição dos moveis o que comprar no mercado enfim tudo ela da opinião sinto que meus sogros que tomar decisões que cabe a mim e meu esposo não sei mais o que fazer me diga devo seguir a emoção e falar tudo o que sinto ou seguir a razão ouvir tudo e ficar calada me ajuda não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
  17. Oi estou em uma relação com o pai da minha filha há quase 3 anos,sempre brigamos é fácil de se contar nos dedos das vezes que estamos bem . Ele tem um casal com a primeira mulher dele e eu tenho uma filha com ele, brigamos por ciumes desconfiança, e também penso muito na minha filha na felicidade dela , mais se estamos até hoje é porque acho que vamos mais pela emoção. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. Bom eu me apaixonei por um amigo meu pelo fato de eu conversar tudo que se passava de errado no meu casamento que não anda nada bem, eu já pensei em me separar pois sinto que não amo mais o meu marido. Mais ao mesmo tempo penso que pode ser algo passageiro e que tudo o que sinto vai mudar. Acho que estou vivendo pela razão e deixando a emoção totalmente de lado mais isso está me deixando muito triste o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  19. Nem sempre conseguimos definir com clareza qual dos cominhos a seguir é de fato o racional e quel o da emoção. Pode ser que um certo medo de perder o que se tem signifique para nós a razão, mas quem garante que isso não é meramente a emoção? !

    ResponderExcluir
  20. Sigo a razao há muitos anos, so q uma dúvida me persegue, há fiz terapia e n me conformo. Seguir o que me deixa confusa há tanto tempo eh ouvir minha emoção. Estou tentando ter prudência e fazer a coisa certa, mas vivo angustiada nessa dúvida. Tenhoedo de tudo dar errado, mas n queria essa agonia de tro de mim pro resto da vida.

    ResponderExcluir

Cuidado com palavrões e ofensas de qualquer tipo discriminatório.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.