logotipo sobre relacionamento

Home | Sobre | Contato | p/Solteiras

Como deixar de ser uma pessoa ciumenta, insegura e possessiva

Como Conquistar Um Homem

Levando em consideração os e-mails que recebo todos os dias, uma coisa eu consigo perceber quando o assunto é o fracasso de relacionamentos: Muitos terminam por causa de ciúmes, insegurança e possessão.

Se você está lendo este artigo, presumo que você é uma pessoa assim, que tem todas estas coisas dentro de si.

Mas finalmente você percebeu que se você continuar assim você vai perder o seu relacionamento, o grande amor da sua vida. Se você continuar sem confiar em quem ama, vai perder quem ama, então não vai adiantar de nada.

O bom é que o fato de você procurar ajuda e cair neste artigo já vai começar a mudar toda sua história, pois você acaba de demonstrar humildade ao reconhecer que precisa de fato mudar.

Então nas próximas linhas eu vou te dar algumas dicas para que você deixe o ciúmes, a insegurança e a possessão de lado...


Como deixar de ser uma pessoa ciumenta

como deixar de ser uma pessoa ciuimenta

O primeiro passo é eliminar o seu ciúmes.

O ciúmes é algo que até certo ponto é normal. Quando acontece de forma moderada, acaba por se tornar um cuidado especial com a pessoa. Lógico que você tem que cuidar da pessoa com quem está, se preocupando com quem se aproxima dela, pois qualquer um pode ter intenções ruins e você tem que estar atento(a) a isso.

Mas depois de determinado ponto, quando o ciúmes fica descontrolado a ponto de:
  • Você ficar o tempo todo querendo saber onde a pessoa está;
  • Ligar toda hora;
  • Procurar mensagens no celular;
  • Implicar por causa de fotos ou curtidas no facebook;
  • Não deixar a pessoa ter amigos;
  • Sufocá-la o tempo todo querendo controlar tudo;
Então, nestes casos acima, você já perdeu o controle do seu ciúmes e vai acabar perdendo a pessoa.

Siga o meu exemplo: a minha namorada tem acesso a tudo que eu tenho.

Ela pode pegar no meu celular a hora que quiser, abrir o face, ver meu whatsapp, ela sabe de tudo. Eu a deixo a vontade para mexer e fuçar tudo que ela quiser. Mas sabe o que acontece? Ela não o faz.

Mesmo tendo acesso a tudo que eu faço, ela não busca saber. Não que ela não queira, mas é que ela confia em mim. E ela sabe que pode confiar em mim porque eu não tenho nada a esconder dela.

E eu sei que posso confiar nela, então há um equilíbrio. Do mesmo modo que ela tem acesso às minhas coisas, eu tenho acesso as coisas dela. E adivinha? Eu também não faço.

Desta forma, eu confio nela e ela confia em mim. Se eu começar a fuçar as coisas dela só porque eu tenho acesso, ela vai se entristecer comigo. Do mesmo modo, se ela começar a fuçar as minhas coisas, mesmo tendo acesso, eu vou me entristecer com ela. E por que? Porque isso demonstraria falta de confiança dela ou minha.

Mas se eu tivesse alguma coisa escondida, você acha mesmo que eu ia deixar ela pegar minhas coisas? Não, porque eu ia ficar com medo de ela descobrir algo. Mas, como eu sou fiel a ela, tenho caráter, ela pode pegar meu celular a hora que quiser, pois eu não tenho nada a temer. Do mesmo modo acontece com ela.

Essa confiança entre nós dois fortalece nosso relacionamento, pois a gente não fica na loucura querendo saber onde o outro está o tempo todo, sufocando um ao outro.

Se você é ciumento ou ciumenta, mas também você tem coisas a esconder, então você não vai conseguir superar o seu ciúmes

Porque a tendência é você ter ciúmes porque você faz alguma coisa de errado. Talvez você não traia seu namorado ou namorada, mas pode ser que você apague conversas no zap com amigos(as), flerte com outro(a) pelo face ou na rua, tenha desejos de ficar com alguém, mesmo que ainda não tenha  feito, etc.

Pelo fato de você ter tudo isso dentro de você, você inconscientemente (ou conscientemente) acha que a outra pessoa também tem. Aí o seu ciúmes vai à loucura.

Se você não pode dar seu telefone pra pessoa amada fuçar de cabo a rabo, revirar, abrir e fechar, porque você tem medo que ela descubra alguma coisa, então você nunca vai deixar de ser uma pessoa ciumenta.

Volto a repetir: A tendência é que você ache que a outra pessoa é que nem você é.

Se você estiver traindo a pessoa então (ou tiver traído-a), você fica mais ciumento(a) ainda, pois você acha que a qualquer momento ela vai fazer o mesmo.

Portanto, o ciúmes é algo interno a você. 

É você quem tem que resolver consigo mesmo. Limpe sua vida, pare de fazer ou esconder algo da pessoa amada, fique livre para que, se ela precisar mexer no seu smartphone, você fica tranquilo(a) em saber que ela pode fazer isso a vontade, pois nada vai encontrar.

Tem gente que tem até 2 telefones diferentes. Um a pessoa amada pode mexer a vontade, mas o outro ela nem sabe que existe. Eu tenho um amigo assim. Comprou 2 telefones iguais pra não correr o risco da esposa ver um dos telefones e dizer: "Ué, mas que telefone é esse?".

Se você quer parar de ser uma pessoa ciumenta, você não pode ter nenhum motivo para a pessoa desconfiar de você. Quando você chegar neste ponto, você mesmo diminuirá seu ciúmes automaticamente.


Como deixar de ser uma pessoa insegura

como deixar de ser uma pessoa insegura

Do mesmo modo que você faz para deixar seu ciúmes de lado, vai fazer também para deixar sua insegurança de lado.

Ao fazer tudo isso que eu disse no tópico anterior, você já vai começar a se sentir uma pessoa mais segura e seu ciúmes vai diminuir. 

Mas entenda uma coisa: não basta você apenas fazer isso que eu te falei, você também tem que tomar uma decisão.

É necessário que você decida: Eu vou confiar na pessoa que amo.

Sem esta decisão, você não fortalece isso dentro de você. Esta decisão precisa ser tomada de forma veemente todos os dias.

A confiança, antes de ser sentida, tem que ser pensada. Para deixar de ser uma pessoa insegura, você precisa escolher racionalmente que quer isso, precisa colocar isso dentro de você de verdade.

A insegurança gera o ciúmes e a possessão.

Na verdade, a pessoa insegura não confia em si mesma. 

Se você não confia em você, no seu taco, na sua capacidade de fazer a pessoa amada feliz, então você vai se sentir inseguro(a).

Entenda uma coisa: se esta pessoa está tendo um relacionamento com você, então foi você quem ela escolheu.

Se você não confiar em si mesmo(a), você nunca vai ser seguro(a) com a pessoa. 

Eu, por exemplo, tenho a autoestima lá em cima. Eu sinceramente não fico pensando que minha namorada poderia encontrar alguém melhor, que eu não sou bom o suficiente, não fico com medo de ela me trocar por outra pessoa. 

Aliás, eu duvido muito que haja alguém melhor pra ela do que eu.

Mesmo que apareça um ator famoso de Hollywood dando em cima dela, eu creio que eu sou superior a esse cara no que diz respeito a fazê-la feliz. Eu confio em mim e ponto final. Ninguém pode tira-la de mim. E, se algum dia ela quiser me deixar, ela quem vai sair perdendo (se ela ler isso, ela me mata rsrsrs).

A questão é que eu confio em mim mesmo, então a insegurança que gera o ciúmes não me atinge. Faça o mesmo.

Como deixar de ser uma pessoa possessiva

como deixar de ser uma pessoa possessiva

A possessividade é quando você quer controlar tudo. Quer controlar com quem ela anda, a onde ela vai, com quem ela fala, pra quem ela liga, o que ela fez durante o dia, quem é aquela pessoa que ela aceitou no facebook outro dia, etc.

Você praticamente não deixa a pessoa ser livre, você a sufoca. Desculpe, mas você vai perder seu amor desse jeito.

Para deixar esse sentimento de posse, como se a pessoa fosse sua propriedade, você tem que confiar nela. Aqui também é uma decisão. Você vai ter que superar as vontades de cobrar a pessoa, ligar o tempo todo, etc.

Na verdade, quando você faz o que eu ensinei nos dois tópicos anteriores sobre ciúmes e insegurança, você já ameniza e muito seu sentimento de posse. 

Nada é melhor do que ter a leveza de poder confiar na pessoa e seguir em frente.

Se você não for capaz de aplicar isso no seu relacionamento, então você vai perdê-lo. Se isso não te motiva a querer ser melhor, então talvez você deva ficar sozinho(a) para sempre, pois você não está preparado(a) para ter um relacionamento com ninguém.


E se a pessoa que eu estou não presta?


Agora vamos imaginar o caso de que seu ciúmes, sua insegurança, etc, seja causado porque a outra pessoa já aprontou muito. Talvez ela não seja flor que se cheire, já te traiu várias vezes, tem comportamentos que te deixam o tempo todo inseguro(a). Como superar tudo isso neste caso? Ora, simplesmente não dá.

Se a pessoa não presta, se ela não é flor que se cheire, você nunca vai se sentir seguro(a) com ela. Então você está só perdendo seu tempo com este relacionamento, você tem que terminar e seguir em frente.

As dicas que eu passei neste artigo só servem caso o problema esteja em você. Se o problema está na outra pessoa, caia fora dessa, você só vai sofrer por ter um relacionamento com alguém assim.


A última dica


Se você quiser salvar seu relacionamento de verdade, eu deixo abaixo a recomendação de um curso criado por um especialista comportamental:




*Você se sentiria feliz em compartilhar este artigo?

Somente clique no botão se
você nunca foi feliz no amor!

6 comentários:

  1. Amei, muito obg
    me ajuda muitoo

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, sabe confiei e o que um par de chifres de meu marido com minha mãe duas pessoas que eu amava e que me trairam, confiar não é tudo na verdade no meu caso não foi pra nada

    ResponderExcluir
  3. Ninguém aguenta mais mulher ciumenta kkkkk... por favor aprendam isso!

    ResponderExcluir
  4. Nossa... as mulheres precisam aprender isso.. sou uma e acabei de cair na real.. quase matei sufocado o amor da minha vida..

    Ele saia sem me contar pois se falasse antes ou depois de ir eu sempre brigava.. arrumava algo pra brigar..

    e em um relacionamento a pessoa tem q ser livre, pois é escolha dela esta do seu lado.. ela nao esta com vc pq vc controla.. quando passamos a querer controlar a outra pessoa, ela vai fugir e querer sair de perto da gente..

    muito obrigada pelas dicas!
    Fiquem com Deus :*

    ResponderExcluir
  5. eu amo uma mulher casada , e nao consigo dividir , ela diz q m ama mais q nao esta pronta pra assumir nossa relaçao . o que devo fazer pra m controlar ? pois sou tudo isso que esta escrito ciumes, inseguro e possessivo.

    ResponderExcluir

Cuidado com palavrões e ofensas de qualquer tipo discriminatório.