logotipo sobre relacionamento

Home | Sobre | Contato | p/Solteiras

7 segredos para saber como perder a timidez

Como Conquistar Um Homem
Abaixo eu vou te mostrar detalhadamente como perder a timidez de uma vez por todas com 7 segredos/dicas que eu considero que foram primordiais para eu perder a minha timidez. Preste atenção.

Atenção...
Se você for mulher, conheça o guia do método do respeito;
Se você for homem, conheça a arte de conversar;
Se você perdeu alguém, aprenda a reconquistar

Nos últimos dias eu estava na faculdade conversando com um amigo quando ele me disse que era muito tímido e perguntou o que poderia fazer para superar a timidez. Expliquei pra ele algumas coisas que achava ser importante para quem quer ter mais desenvoltura para se comunicar e expliquei que existem os mais variados casos em que uma pessoa pode apresentar a timidez.

Eu também já fui muito tímido e não sabia como perder a timidez, mas nos dias atuais isto não é mais assim, pois, apesar de em alguns casos preferir não me manifestar, hoje em dia não tenho problema algum para falar em público para uma grande plateia.

Quando ele me propôs conversar sobre o assunto “timidez” eu logo pensei: “Por que não fazer uma postagem com algumas dicas que ajudem as pessoas que passam pela mesma dificuldade do meu amigo?”. O texto seguinte é o resumo de tudo que tive de aprender para superar a timidez e perdê-la de uma vez por todas.

Como perder a timidez - Os 3 maiores casos de timidez


A timidez acontece quando temos medo de nos expor a certas situações que podem gerar constrangimentos.

Caso 1 – Dizer para alguém que está afim: Esta situação nos põe o receio de sermos rejeitados e passarmos vergonha diante daquela pessoa que gostamos. Muitos homens tem medo de chegar numa garota e falar que gostaria de ter algo com ela e o mesmo se dá com muitas mulheres. Veja homem com medo de mulher: como superar?

Caso 2 – Falar em público: Quando alguém fica na frente de varias pessoas a possibilidade de sentir-se tímido é muito grande, pois você se põe no centro das atenções e passa a ter maior probabilidade de sofrer constrangimento na frente de muita gente, o que para muitos é uma dificuldade enorme e é o motivo do porquê muita gente está neste exato momento querendo fortemente saber como perder a timidez.
como perder a timidez

Caso 3 – Medo de expressar opiniões: Também acontece que muitas pessoas são tímidas para dar suas opiniões na frente das outras, pois o receio de ser constrangido por falar alguma besteira acaba travando o cérebro do tímido e impedindo-o de desenvolver qualquer tipo de assunto.

Agora que já identificamos os casos que acontece para que haja timidez, vamos as dicas para superar este problema.

1 - Entenda que o primeiro passo é seu.


A pessoa tem que admitir para si mesma que este é um problema a ser superado. Ninguém consegue saber como perder a timidez se essa pessoa não admite que isso a está atrapalhando de alguma forma. Primeiro a pessoa tem que querer deixar a timidez de lado, pois se ela não quiser nenhuma mudança acontecerá e, em muitos casos, a pessoa passa por invisível para as outras pessoas e isso é um problema grande. Veja bem, não estou falando aqui que ser tímido é algo mau ou ruim e sim que a atitude de timidez pode causar problemas para a vida pessoal. Uma pessoa pode ser mais recatada em muitos aspectos, pois é sua personalidade, mas ela tem que entender que existem casos e casos e, em muitas situações, é necessário deixar a timidez de lado para poder se impor e conseguir ser ouvido e ter algum destaque no meio social.

2 – O mapa não é o território.


Existe uma premissa da programação neurolinguistica (PNL) que diz que o mapa não é território. Se vocês ainda não ouviram falar, vão entender agora.

Quando o Brasil começou a ser colonizado ele foi dividido em 13 capitanias de norte a sul e era assim que você via o mapa naquela época. Hoje em dia você vê o Brasil divido em 27 estados incluindo o distrito federal e é assim que os mapas atuais são mostrados. Porém o tamanho do Brasil é o mesmo de antes, a área de cobertura brasileira é a mesma, o território nacional ainda continua como antes. O que quero dizer com isso é que o que mudou foi a forma de ver o país no mapa e não o território brasileiro propriamente dito.

Para saber como perder a timidez, é assim que o tímido tem que entender a situação que ele passa: Como um mapa. Ele será a mesma pessoa (território), mas pode mudar a forma de ver as coisas (mapa). Fui claro?

Uma pessoa tímida vê a situação possivelmente constrangedora com medo, enquanto uma pessoa confiante vê a situação como um desafio ou oportunidade.

3 – A primeira atitude é a mais importante de todas.


João, um rapaz muito tímido, estava sentado na sala de aula quando o professor começou a pergunta as coisas para a turma. João tinha todas as ideias para responder as perguntas do professor, mas não conseguia levantar a mão para tomar a posse do assunto por receio de falar alguma coisa errada e virar alvo de risos dos colegas. Mas num súbito de coragem extrema ele falou: - Professor!!! Posso falar?

Essa foi a atitude mais difícil de ser tomada por João, mas depois que o professor olhou pra ele e disse: - Pode. Ele começou a falar e, ao perceber que as pessoas o ouviam, conseguiu expressar tudo que tinha pra dizer.

Essa primeira atitude do João de querer falar, torna as outras muito mais fáceis de serem executadas. O problema é que o tímido tem essa dificuldade de tomar a primeira atitude e sempre acabam deixando a oportunidade passar e deixando de serem ouvidos. Portanto, se você quer realmente ter como perder a timidez, tome uma atitude inicial.

A mesma coisa acontece quando uma pessoa tímida quer conhecer alguém. Ela pode ficar dias, meses, anos querendo falar com aquela pessoa e não conseguir dizer uma só palavra. Mas quando ela consegue dizer um simples “oi”, e a outra responde também com um “olá”, todas as seguintes interações serão muito menos vergonhosas e mais fáceis.

Por isso a necessidade de tomar a primeira atitude, pois todas as outras vem mais naturalmente e desacompanhadas da timidez exagerada.

4 – A prática acaba com a timidez e leva à perfeição.


Lembro a primeira vez que fui convidado a dar aula, eu tinha 16 anos e era aluno de um cursinho denominado “Cursos Professor Carlos Diniz”, devo muito a esse professor de matemática que me ajudou a superar varias coisas, embora ele não saiba exatamente disso. Certo dia ele ia dar uma aula de Geometria plana, assunto esse que eu me destacava de maneira louvável, mas ele ia se atrasar vinte minutos e ligou pedindo para a secretária me chamar e dizer pra eu dar a aula até ele chegar. Quando eu soube tremi na base, fiquei com medo pensando: “Como eu ia dar uma aula para mais de 100 pessoas sendo que eu era somente um aluno como eles?”. O medo de falar em publico me travou. Tomei coragem e fui lá na frente da turma do cursinho e disse: “Gente, o Carlos vai se atrasar e pediu pra eu dar a aula até ele chegar, mas eu não tenho a menor condição de fazer isso porque to morrendo de vergonha de vocês”. Hoje me pergunto se precisava de mais coragem pra dar a aula ou pra dizer isso, mas ainda não entendo. Quando eu disse isso o irmão do professor chegou comigo e falou: “Você vai ser um bom professor no futuro”. Até agora eu também não entendi porque ele disse isso, mas creio que foi porque ele viu que lá na frente eu saberia como perder a timidez que me assolava.

Minha primeira aula que dei foi de física, passei a tarde toda estudando para preparar o material e explicar as coisas da melhor maneira possível. Eu e alguns amigos tínhamos combinado que seria coisa simples, iam participar no máximo de 5 a 10 pessoas da aula. Mas quando o cursinho inteiro ficou sabendo que eu ia da uma aula de física para os amigos, todo mundo resolveu aparecer e a sala, com capacidade para mais de 100 pessoas, ficou quase toda cheia. Mais uma vez tremi na base. E não foi só no sentido literal eu tremi mesmo e, lá no fundo eu escutava o pessoal dizendo: “Olha só, ele ta tremendo”. E isso só piorou o que eu tava sentindo.

Porém hoje em dia já dei muitas aulas, já falei para mais de 10.000 pessoas. Já ensinei pessoas novas e pessoas mais velhas. Trabalhava vendendo um cd-rom para estudantes e tinha que fala para mais de 500 pessoas todo dia. De tanto falar em público, hoje não sinto medo e não tremo mais.

É verdade que sempre bate o nervosismo inicial, mas logo passa quando o assunto se desenvolve. Perdi essa timidez única e exclusivamente na prática.

O mesmo se dá para aqueles que tem dificuldade de chegar em uma mulher que gostam muito. Se ele resolver fazer isso todo dia, vai se tornar normal e a vergonha acaba. Se uma pessoa tem vergonha de expor sua opinião na frente dos outros, mas ficar exposta a situações onde sua opinião é extremamente necessária, vai se acostumar e perder o receio. Posso dizer que essa é uma dica forte para ter como perder a timidez rápidamente.

A prática acaba com a timidez.

5 – É preciso entender que todos passam por situações de constrangimento várias vezes na vida.


O tímido não será a primeira pessoa a se sentir constrangido na frente de alguém e também não será a ultima. Quando a pessoa que tem timidez entende isso de maneira concreta, fica mais fácil aceitar que isto é normal e aceitar que as vezes isso pode acontecer, mas não significa razão para temer nenhuma situação.

6 – Gere em si auto-confiança.


A melhor maneira de conquistar algo, independente do que seja, é acreditar em si mesmo. Confiar na nossa própria capacidade elimina vários medos, inclusive a timidez exagerada.

7 – Leia, leia bastante.


Uma coisa que aprendi sobre se expressar é que quanto mais se tem conhecimento sobre vários assuntos, mas se quer mostrar ele para as outras pessoas. Quando lemos com frequência bombardeamos nossa cabeça de ideias novas querendo sair para que o mundo saiba. Adotei a prática de ler um livro seguido do outro e assim estou sempre cheio de ideias para serem discutidas. Muitas das postagens aqui do meu blog sobre relacionamento vem das ideias que adquiri em livros dos mais variados tipos, principalmente de livros sobre relacionamentos. Quem lê também gera confiança em si e tem propriedade para falar de muitas coisas, perdendo assim a vergonha de se expor, sabendo assim como acabar com a timidez.

Quem lê fica velho e não perde a consciência, treina o cérebro diariamente para coisas complicadas, se destaca com sua personalidade, tem facilidade para lhe dar com pessoas, tem sempre assunto para discutir e tem um mundo novo dentro da própria cabeça.

Eu leio quando estou no ônibus, é quando tenho tempo. Leio umas 2 horas por dia (1 hora pra ir para faculdade e outra pra voltar pra casa). Mas creio que 15 minutos do seu tempo diário sejam necessários para começar a entender as vantagens de uma boa leitura frequente.

Conclusão


Embora a timidez não seja algo recriminável, pode causar muitos problemas para as pessoas tímidas, pois passam por invisíveis e não recebem destaque dos que estão em volta. Mas todas as dicas acima podem dar uma luz para entender que caminho seguir para ser alguém mais “visível”.


Att,
Alan Ribeiro

*Você se sentiria feliz em compartilhar este artigo?

Somente clique no botão se
você nunca foi feliz no amor!

59 comentários:

  1. O melhor remédio é fazer terapia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o caso for muito grave mesmo, pode ser que sim. Abraço!

      Excluir
  2. O melhor a fazer é se enfiar num buraco e morrer la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim senhor que grande ajuda que estás a dar.
      Enfia te tu num buraco e morre lá.
      Como que há gente tão parva,neste mundo.

      Excluir
    2. estou começando a considerar essa opção >///<

      Excluir
  3. o fato de admitir que eu preciso perder a timidez com as pessoas e ter esse desejo,ja e o primeiro passo?

    ResponderExcluir
  4. meu filho é extremamente timido, mal fala comigo ou com o pai, não tem amigos a não ser os de jogos da internet, estou muito preocupada e não estou sabendo o que posso fazer para ajudar, já propus procurar ajuda profissional mas ele disse que nem pensar, que ele não vai. me de uma luz pois ele já tem 20 anos.

    Grata

    mãe preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nada a ser feito se ele não quer ajuda. Se isso está atrapalhando a vida do seu filho, então é preciso procurar ajuda especializada sim, mas se você tentar forçar vai ser pior.

      O melhor mesmo é você Buscar a Deus com todas as suas forças orando pelo seu filho sempre, que uma hora Deus vai tocar no coração dele e ele vai mudar.

      Eu era muito tímido também, mas Deus me mudou aos poucos porque minha mãe sempre orava por mim.

      Hoje tenho 25 anos, mas até os 20 era muito tímido. Se não fosse Deus, isso nunca teria acabado.

      Não queria entrar com assuntos de crenças aqui, mas ja que a Sra ja tentou de tudo e não deu resultado, então que tal tentar pedir pra Deus? Ele pode tudo.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Adorei as dicas. Me identifiquei com a situação colocada na parte "A primeira atitude é a mais importante de todas", pois passei por uma muito semelhante. Várias terapias e ainda não me livrei da timidez. Só preciso da força de vontade adormecida em mim para colocar todas essas dicas em prática. Valeu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada.. volte sempre ao blog para conferir mais dicas. :)

      Excluir
  6. eu tava mesmo precisando dessas dicas, obrigada filho da paz, que Jesus continue a te abençoar...

    ResponderExcluir
  7. Muito abrigado. Vou já começar a práticar os exercícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, pratique mesmo! :) Logo você terá resultados. :D

      Excluir
  8. eu fui escolhido pra fazer comercial de tv mais quando sega na hora nao consigo falar nada d tanta timidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue as dicas deste artigo que logo você perderá uma boa parte da sua timidez. :)

      Excluir
  9. Sou muito tímida, ontem tive que participar de um seminário na escola sobre o livro vidas secas, que eu li e entendi, mas por vergonha, timidez não consegui expressar o que eu queria e isso me prejudica muito na escola. Estou cursando o 3° ano do ensino médio, estou muito triste, visando chorando, desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, é uma pena que você esteja passando por isso, mas saiba que você pode e vai superar. Tente seguir todas as dicas que são dadas neste artigo e você vai notar uma melhora considerável na sua timidez. :) BUm abraço!

      Excluir
  10. Mais quando estou timido eu faço uma cara de choro sem eu querer fazer. Como eu faço para parar com isso? :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você se sentir mais confiante isso vai sumir naturalmente.

      Excluir
  11. eu estou gostando de uma menina e ela de mim mais nos temos vergonha de se expressar e um fica esperando o outro começar a conversa mas nenhum tem coragem de começar a conversa o que eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja homem. Tome atitude. Esqueça essa coisa de timidez e tome atitude, pois você, como homem, é o responsável por isso.

      Excluir
  12. Cara eu gosto de uma garota e ela de mim, nos ate ficamos, mas fiquei com MT vergonha e isso me atrapalhou pois não fiz como queria ter feito, alguma dica em especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas faça o que está escrito no artigo, Bruno.

      Excluir
  13. Eu preciso de ajuda !! :(

    ResponderExcluir
  14. Alan, excelente este canal de informações e cenários possibilidade aprendizado novas experiências.
    Que o senhor sempre possa conduzir suas palavras de sabedoria e conhecimento em ajuda á muitos que necessitam!!!!

    Parabéns e que sempre possa trazer novos conteúdos para este mundo repleto de ignorantes, que são por muitas vezes impostas por uma sociedade sem informação.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo texto, vou tentar seguir suas dicas. :D
    Qnd vc falou sobre aula, lembrei de quando fui dar monitoria para uma sala com 15 alunos e simplesmente esqueci a matéria toda, de tanta vergonha, mas a turma foi super compreensiva com a minha situação, de modo que passado algum tempo eu consegui passar a matéria para os alunos. E assim eu permaneci sendo monitora até o fim do semestre, me encantei com a docência e agora quero tentar o mestrado para ser professora universitária.
    O problema é que eu não sei se vou conseguir lidar com a docência, já que certamente eu vá encontrar turmas não tão compreensivas assim. :/ Vc acha que a timidez pode atrapalhar muito esse meu sonho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não olhe para sua timidez, pois meu professor que já tem 40 anos de docência falou para mim que ele era muito tímido no começo, mas que com o tempo ele se acostumou e agora dar aula para ele é fichinha..

      Excluir
    2. Ah, que bom, tomara msm que eu consiga me acostumar.
      Obg por responder. ;)

      Excluir
  16. Gosto muito do blog do Alan, me ajuda muito. Sempre fui tímida, mas também meio cara de pau. Então mesmo com vergonha vou lá e faço. Tinha algo que me custou muito acostumar. Sempre tive vergonha de comer em restaurante... tinha a sensação que as pessoas ficavam me observando. Comecei a ir com mais frequência e observar as pessoas. Percebi que enquanto comem elas nem olham pra quem está ao lado. Só não consigo sair ainda sair para almoçar com um cara que estou afim. Com amigos já se tornou normal, mas ainda tenho vergonha quando conheço um carinha novo e ele me chama pra almoçar. Embora, não sou de beber, ainda prefiro tomar um vinho. Sinto-me mais confortável no primeiro momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça tudo que está escrito no artigo e perderá bastante sua timidez.

      Excluir
  17. Dicas incriveis,preciso perder a timidez o mais rapido possivel....
    Nem sei se vou conseguir formar vou ficar com muita vergonha de entrar!!

    ResponderExcluir
  18. Alan, curti muito sua publicação.

    Olha, no meu caso o que ajudou muito foi no tempo de estudos no curso técnico, havia sempre alguma coisa para apresentarmos para a sala.
    No começo eu morria de vergonha, mas com o tempo acabei me acostumando, devido à prática contínua.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar aqui e acrescentar mais! :)

      Excluir
  19. eu me apaixonei por aquele olhar.
    todo dia eu fazia aquele caminho e lá está ela a me sorrir.
    de dentro do seu quarto ela me comia com os olhos.
    ela me fazia tropeçar e perder o rebolado.
    foram 2 anos de idas e vindas em sua rua.
    todo dia eu me deleitava com o sei sorriso.
    não imagino que Deus ,chegou a perfeição maior.
    mas eu tenho um problema...
    sou tímido ao extremo.
    quantas e quantas vezes eu não quis me declarar,
    mas as palavras ficavam presas na garganta e meus pés não me obedeciam.
    bom, eu não podia perder aquela oportunidade única.
    quase 2 anos e ela nunca mudou o seu sorriso dirigido á mim.
    procurei ajuda psicológica e depois de alguns meses de terapia, já me sentia mais confiante.
    chegou a grande dia; cerrei os pulsos e disse pra mim mesmo- é hoje.
    já estava próximo a casa dela quando a vi na janela.
    o mesmo olhar, o mesmo sorriso e a impressão de que o tempo não passou pra ela, pois ela está exatamente do jeito que a conheci.
    a ajuda profissional não bastou, tive então que recorrer á uns goles de algum destilado.
    criei coragem, respirei fundo e fui falar com ela.
    eu estava para o que der e vier naquele dia.
    só que ai chegar em sua janela eu tive a maior decepção de minha vida.
    aquela mulher que eu amei por 2 anos e que ela parecia me corresponder, não passava de um poster; propaganda de um creme dental.

    ResponderExcluir
  20. Alan, seus artigos me ajudam tanto. Obrigado por fazer a diferença em minha vida.

    Abração.

    ResponderExcluir
  21. Cara eu sou muito tímido que as vezes eu chego até gaguejar é muito difícil

    ResponderExcluir
  22. Estou gostando de um menino e ele de mim mas tenho vergonha de falar cm ele e ele tbm , nao sei mais o que faço. :(

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pelas dicas, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  24. Tenho 25 anos e nunca consegui vencer a timidez, sofro com isso desde criança, apresentar trabalho na faculdade é um dos piores medos, posso estar preparada mas na hora tudo foge da minha cabeça. Não consigo fazer amizade com ninguém a não ser se a pessoa chegar conversando comigo. Não consigo sair, só se for com minha irmã. Me ajude por favor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, basta seguir o que expliquei no artigo.

      Excluir
  25. Já conheci pessoas muito tímidas que são hiper espertas e literárias e ainda assim são tímidas... Bombardear a cabeça de conhecimento nem sempre acaba com o problema em questão. Se quiserem podem visitar meu blog "http://medodefalar19.blogspot.com" falo somente de tímidez e como lidar com isso. Mas, o post ficou ótimo parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Tem uma menina na minha sala que eu gosto mas não sei o que falar? Ajuda

    ResponderExcluir
  27. uma menina me chamou p ir na casa dela mas n sei como reagir, conversar? ajuda

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho 15 anos e sofro de timidez desde mais novo ,quando as pessoas ficam falando sobre mim na minha frente (algo mal sobre mim) eu acabo ficando sem nenhuma reação , quando os professores me chamam para responder algo meu coração começa a bater muito rápido acabo gaguejando e fico tremendo , e em um tempo mais atrás eu ficava literalmente sem falar nada um dia todo na escola pela tidez e agora que li esse artigo eu refleti e vo tentar apartir de agora extinguir essa timidez de mim. Obrigado por esse post agora eu vo tentar mudar para .Elhor sem a timedez

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. Alan, todos os dias quando vou pro colégio, sou uma pessoa muito confiante e extrovertido, principalmente com os meus amigos.Mas, ao falar com garotas que eu sinto uma certa atração, eu simplesmente travo e nada que eu quero falar consegue sair da maneira que eu quero, eu planejo,planejo e planejo e na hora do ato, toda a vez ocorrem os mesmos sentimentos e emoções de mais uma batalha perdida.Já fiz algumas "palestras" escolares e me saio muito bem mesmo.Tento superar essa minha timidez, ja aceitei e quero superar a mesma,mas, mesmo assim,após ler seu artigo, nada em relação ao meu caso mudou. Poderia me ajudar especificando como superar-la de uma vez por todas?
    Grato
    Jovem tímido

    ResponderExcluir
  31. Todos os dias quero falar com as garotas de meu colégio mas, tenho medo de que falar alguma besteira a ela e destruir o momento, vou ver se eu consigo seguir suas dicas, não sei se vou conseguir por que sou um cara bem tímido quando o assunto e mulher. Pode me dar alguma conselho?

    ResponderExcluir

Cuidado com palavrões e ofensas de qualquer tipo discriminatório.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.